A Speech! Idiomas, através da parceria firmada com a Editora Oxford e professores especializados, oferece a eficácia de uma metodologia que proporciona ao aluno a vivência com o idioma de forma prática e a independência para se comunicar. Com suporte exclusivo de uma psicopedagoga disponível inclusive nas férias, o aluno recebe indicações sobre como melhorar o estudo e outros meios de aproveitamento completo do aprendizado.
O método utilizado pela Speech! não permite traduções, pois é 100% realizado através de atividades práticas e lúdicas, como mímicas, figuras, vídeos, acessos online e extensão da comunicação através de grupos de whatsapp, em que a principal regra é “No Portuguese”. Com abordagem atualizada, aplicativos e recursos online, o aluno possui fácil acesso ao conteúdo aprendido e pode praticar de onde estiver, através de smartphones, tablets, entre outros dispositivos móveis. Na Speech! o aluno adquire habilidade de adaptar o que aprendeu em sala de aula em qualquer situação cotidiana, além de obter certificação exclusiva Oxford University Press, aceita em âmbito internacional.
Quanto tempo é necessário para ser fluente em inglês?
A Resposta não é tão simples!
Ao matricular-se em uma escola de idiomas, logo surge o questionamento: "quanto tempo até tornar-me fluente?". Entretanto, por mais que a ideia de aprender um novo idioma em um curto período de tempo pareça incrível, a reposta pode não tão simples.
Aprender um novo idioma, no caso do inglês, depende de vários fatores e não está relacionado apenas com as horas que o aluno passa em sala de aula com um professor, ou seja, não existe um tempo ou data exata.
Os principais fatores a serem analisados para responder a essa pergunta são:
1) O nível de Inglês do aluno ao ingressar no curso.
2) A carga horária semanal oferecida pela escola.
3) O tempo dedicado fora da sala de aula ao estudo do idioma.
4) O ritmo de aprendizagem pessoal de cada aluno, analisando suas facilidades e dificuldades.
5) Metodologia aplicada.
6) A qualidade das aulas e do ensino.
7) O número de colegas de classe, para o que o professor possa analisar o desempenho pessoal de cada um.
Estudos mostram que para um aluno ser considerado fluente em inglês é necessário pelo menos 800 horas de ensino sob a orientação de um professor. Muitos alunos após 2 anos de ensino se queixam de ainda não dominarem o idioma, isso porque, se o aluno fizer 2 horas semanais sem faltar nenhuma aula, neste período ele terá tido cerca 192 horas de aula sob orientação.
Para definir a proficiência de um aluno utiliza-se uma régua oficial, a Common European Framework of Reference (CEFR). Que divide os níveis da seguinte maneira:
- A1 - Iniciante (até 80 - 100 horas)
Entende e sabe usar expressões familiares do dia a dia, além de frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas.
- A2 - Básico (até 180 – 200 horas)
Entende frases e expressões relacionadas às áreas familiares. É capaz de se comunicar de maneira simples em situações que está habituado e que requerem troca de informação curtas e precisas.
- B1 - Intermediário (até 350 – 400 horas)
Pode entender os pontos principais de assuntos do dia a dia. Consegue produzir textos simples sobre áreas familiares e de interesse, além de saber descrever experiências, eventos, sonhos, desejos e ambições.
- B2 - Usuário Independente (até 550 – 600 horas)
É capaz de entender as principais ideias de textos complexos que tratem de temas concretos ou abstratos. Comunica-se com nativos em um grau de fluência o suficiente para que a comunicação ocorra sem esforços.
- C1 - Proficiência Eficaz (até 750 – 800 horas)
Consegue fazer uso efetivo do idioma para fins sociais, acadêmicos e profissionais, sabendo expressar-se de forma fluente e espontânea, sem esforço para encontrar uma palavra ou expressão certa. É capaz de produzir textos que sejam claros, bem estruturados e detalhados sobre temas que demandem complexidade.
- C2 - Domínio Pleno (até 1000 – 1200 horas)
Compreende com facilidade praticamente tudo que lê ou ouve, expressa-se de forma espontânea e com grande fluência em um grau de precisão que o permite diferenciar pequenas nuances de significado, inclusive em situações de maior complexidade.
E, é por isso, que a Speech acredita que Inglês não se aprende da noite para o dia. Não há formula mágica para aprender um idioma, mas existe sim: profissionais competentes, um ótimo ambiente de ensino, material didático de qualidade, paciência e o mais importante: dedicação!
Fonte: Exame/Abril |