Você é proficiente em inglês? Descubra!

Você sabe qual é a diferença entre fluência e proficiência? É comum ver escolas de idiomas vendendo resultados em fluência verbal. É claro que isso é muito importante, mas é apenas uma das 4 habilidades de quem é realmente proficiente, que são: fala, escrita, leitura e audição.

O termo “proficiência” é utilizado para descrever a competência em uma língua estrangeira, ou seja, a capacidade de usar o idioma em situações reais do cotidiano de forma espontânea. Para o inglês existem provas que validam essa competência e que servem para certificação profissional , e são exigidos para quem quer ingressar ou concorrer a bolsas em cursos no exterior (Reino Unido, Estados Unidos e Canadá) e para vagas de emprego em multinacionais.

  •  O que é exame de proficiência?

Os exames de proficiência são comprovações oficiais de que o avaliado consegue sustentar seu nível em todos aspectos e o tempo todo. Esses testes são reconhecidos ao redor do mundo e no caso do inglês, alguns utilizados são o TOEFL, TOEIC e Cambridge.

Para escolher qual irá te servir melhor, vai depender do seu objetivo. Por exemplo, praticamente todas a instituições de ensino superior e empregadores reconhecem estes exames, mas é preciso checar quais deles são aceitos no lugar que você pretende ingressar.

Vamos usar como exemplo os três testes que citamos anteriormente para você entender melhor!

  • TOEFL

“Test of English as a Foreign Language” (TOEFL) são o exames de proficiência de inglês mais respeitados e exigidos por universidades e empresas ao redor do mundo. É muito presente em instituições do Canadá e Estados Unidos. São oferecidos e aplicados em várias cidades, nas escolas conveniadas.

Existem dois tipos de prova, Toefl IBT e ITP. O Toefl IBT (Internet Based Test) é realizado via internet e avalia as quatro habilidades (audição, leitura, fala e escrit) em inglês no nível universitário.  Já o Toefl ITP (Institutional Test Program) é uma forma mais “simples” do anterior, e o conteúdo são mais similares aos de Ensino Médio.

  • TOEIC

 O “Test of English International Communication” (Toeic) é o ideal para quem aspira por uma oportunidade de trabalho no exterior, principalmente em multinacionais. Ele também possui dois tipos de provas, o “Listening & Reading” e “Speaking & Writing“.

O “Listening & Reading” avalia competências auditivas e de leitura em inglês, que são esperadas para o mercado de trabalho internacional. Já o “Speaking & Writing é voltado para a fala, pronúncia e escrita. Ambas visam atividades comuns do cotidiano de uma empresa, como a total compreensão de reuniões, relatórios, vídeo-conferências, telefonemas e outras.

  • Cambridge

Existem vários tipos de exames Cambridge English, todos são aceitos em empresas e universidades. As principais certificações realizadas por brasileiros são: Cambridge English: Key (KET), Cambridge English: Preliminary (PET), Cambridge English: First (FCE), Cambridge English: Advanced (CAE) e Cambridge English: Proficiency (CPE).

Como as provas têm o intuito de certificar o nível de inglês, o avaliado pode começar pelo mais básico e ir pegando experiência para os próximos, ou caso se sinta mais preparado, pode começar pelo FCE, por exemplo. Todas possuem um certo nível de dificuldade, então é importante estudar bastante!

Além desses exames que abordamos aqui, existem outros que te provam o quão proficiente você é em inglês e te deixam mais perto dos seus sonhos de vida no exterior! Procure por escolas que sejam centros preparatórios e aplicadores destes testes para se informar melhor e claro, se preparar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *