Um novo idioma pode mudar sua carreira profissional

Todo mundo conhece a importância de ter pelo menos um segundo idioma no currículo e o quanto isso é exigido pelo mercado. Há tempos não dá mais para se virar com o “inglês básico”, ou com o mínimo de qualquer outro idioma. A competição é acirrada e sua ascensão profissional depende também disso.

Vamos te mostrar os principais motivos para você investir em aulas de um novo idioma!

  • Vantagem em processos seletivos

Por mais que atualmente seja algo considerado indispensável, ainda é difícil encontrar quem realmente é fluente e proficiente em outros idiomas. Mais do que sinalizar a habilidade no currículo, provar que é capaz de se comunicar e compreender uma segunda língua te dará uma grande vantagem em processos seletivos.

Com certeza você terá facilidade em entender o mercado global e, muitas empresas, como multinacionais, precisam de pessoas que lidem com os negócios com outros países no dia a dia. Você poderá compor equipes que falam diretamente com fornecedores e clientes estrangeiros, trabalhando para que os resultados sejam efetivos.

Além de tudo, o networking é garantido! O contato com empresas internacionais pode te garantir uma nova e ainda melhor colocação no mercado.

  • Melhora o salário

Sabemos o quão difícil é encontrar uma vaga que pague suficientemente bem, por isso, quando há alguma, é muito concorrida. Para garantir que seja escolhido, o candidato precisa de certas aptidões que justifique o bom salário. Em muitos casos, as empresas estão dispostas a investir em colaboradores que dominam outra língua e, claro, pagar a mais por isso.

Se você já está numa empresa que te dá perspectiva de crescimento, o segundo idioma pode ser um ótimo motivo para aumento do salário.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, o ganho salarial para quem possui inglês fluente, por exemplo, é de 26% a mais para nível operacional e chega a 61% para cargos de coordenação. É uma ótima diferença no fim do mês!

  • Diminui a distância entre você e cargos de liderança

Se você almeja um cargo de liderança, a habilidade com outros idiomas é ainda mais importante. O aprendizado de uma nova língua requer também uma imersão em novas culturas e a compreensão do que ela representa. Sendo assim, é mais fácil para o profissional se adequar à cargos de mais responsabilidades, que requer gestão de diferentes tipos de pessoas.

Assim como as competências técnicas têm sua relevância, a capacidade linguística vem sendo cada vez mais valorizada pelas companhias. O tão sonhado futuro promissor passa também pela aquisição de conhecimentos que refletem diretamente na comunicação.

Se você ainda é jovem e está começando sua carreira profissional, aproveite para se preparar. Se você já está inserido no mercado de trabalho, nunca é tarde para uma requalificação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *