Quanto tempo leva para aprender inglês?

Se você pretende estudar inglês ou está no começo do aprendizado, provavelmente já andou pesquisando quanto tempo leva pra aprender o idioma. As respostas para essa pergunta podem te levar a dois caminhos: do conhecimento ou das promessas sem fundamento.

Aprender a língua inglesa e poder se destacar nos estudos e no trabalho, é o sonho de milhares de brasileiros. Infelizmente, muita gente se aproveita disso para vender propostas que, bem lá fundo, você sabe que não fazem sentido. É compreensível que uma chamada dizendo “aprenda inglês em um ano” seja muito atrativa e faça muita gente pagar pra ver, mas cá entre nós, só é enganado quem se deixa enganar!

Quantas pessoas você conhece que iniciaram um curso e pararam no meio do caminho alegando que não estava vendo progresso, ou que perceberam que aquilo não era pra elas? Esse pode ser até mesmo o seu caso! Um dos fatores que levam a essa desistência é a frustração por não alcançar o nível desejado, no tempo que foi prometido.

            Afinal, quanto tempo demora pra aprender inglês?

Nós sempre gostamos de lembrar que a responsabilidade é 50% de quem aprende e 50% de quem ensina, ambos precisam estar comprometidos com os resultados. Existem metodologias capazes de acelerar o processo de aprendizado e o tornar mais eficaz. Em contrapartida, o aluno deve aproveitar ao máximo as aulas e as técnicas que mais funcionam com o seu estilo de aprender.

Por aqui, utilizamos o “Common European Framework” (CERF) – Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas – como orientação tanto para nível de proficiência quanto para o tempo estimado para atingir a proficiência em inglês. Confira abaixo:

O CERF foi criado por pesquisadores especialistas em ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Este quadro é um padrão internacionalmente reconhecido. Lembre-se que essas são horas aproximadas e que existem variações de acordo com o tempo de exposição ao idioma, qualquer tipo de conhecimento prévio, objetivo do estudo, entre outros.

A dica é: conheça o método na prática. Peça para fazer aulas experimentais, busque a opinião de outros alunos e a reputação da escola. Entenda que este é um investimento que estará fazendo e que perder dinheiro nunca é uma boa ideia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *