Consigo entender, mas não consigo falar em inglês. O que fazer?

“Até consigo entender, mas quando preciso falar em inglês não consigo criar uma frase sem travar”. Isso te soa familiar?

Tudo bem se você está passando por isso, travar na hora de falar em inglês é mais comum do que imagina, porém, é preciso buscar soluções para aprimorar todas as habilidades de comunicação.

Continue a leitura para conferir as dicas!

Antes de te mostrar como “soltar a fala”, é importante que entenda como ocorre este processo.

Tome como exemplo uma criança que está aprendendo a falar. Inicialmente ela é apenas uma ouvinte e, mesmo que não tenha dito sua primeira palavra, com base nas milhares de informações recebidas, ela é capaz de compreender.

Tudo isso também acontece com quem se propõe a aprender um novo idioma.  É preciso absorver muita informação até conseguir reproduzi-las ou criar novas com base no seu conhecimento.

No caso de uma nova língua, isso significa tentar ler textos, ouvir músicas, assistir a filmes e séries, tudo em inglês. Não menos importante, também preste muita atenção nas explicações do seu teacher, caso já faça aulas.

Se você ainda está dando os primeiros passos nos estudos, a dificuldade em falar em inglês pode ser maior, pois ainda necessita de mais bagagem de conhecimento.

Por outro lado, se isso acontece mesmo depois de um bom tempo estudando, os maiores obstáculos podem ser a insegurança e a falta de prática.

Na verdade, mesmo para quem está começando, treinar o speaking é indispensável. Mas como fazer isso sem ter contato direto com estrangeiros? Siga as dicas:

Não ter com quem conversar em inglês todos os dias não é desculpa

Observe as situações do seu cotidiano e tente sempre imaginar uma resposta que daria no idioma que está aprendendo. É isso mesmo, fale sozinho! Pode parecer bobo, mas esse hábito irá estimular seu cérebro mais do que imagina.

Solte a língua para fala em inglês

Cante alto as músicas que você mais gosta ou repita frases dos filmes e séries. Primeiro, compreenda todo o contexto e depois acompanhe a letra ou legenda, enquanto canta ou fala. Sua pronúncia irá melhorar muito!

Use o máximo de palavras que puder

Quando você esquecer um termo, tente não pensar na tradução, mas sim em sinônimos ou em formas de explicar o significado daquilo que está tentando dizer. Você sentirá exatamente qual é sua necessidade de aumento do vocabulário e ainda treinará seu cérebro a pensar em inglês.

Não tenha medo de falar em inglês com seus colegas de estudos

Já está em um curso de inglês? Aproveite o contato com outras pessoas para comentar assuntos variados! Não se prenda somente ao conteúdo da aula, se arrisque em conversar sobre assuntos que estão em alta no dia, por exemplo. Os professores já costumam incentivar este tipo de atividade, mas você também pode chamar a galera pra uma conversa antes ou depois da aula, por exemplo.

Essas são algumas dicas simples e fáceis de seguir. Existem muitos outros métodos que você pode descobrir para aprimorar seu speaking. O que você não pode deixar de fazer é tentar!

Aqui na Speech, nossas aulas são 100% em inglês para acelerar o aprendizado e aprimorar a pronúncia. Quer fazer uma aula gratuita para nos conhecer? Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *