Home Matriculas Abertas Convênios Intercâmbios Exames Testes Blog Área do Aluno
 

Por onde começar a preparar meu intercâmbio?

Nesses anos acompanhando nossas turmas de intercâmbio, nós vimos o quão gratificante se torna essa experiência quando tomamos o cuidado para que tudo saia como o planejado. No começo pode parecer muita coisa para pensar, mas é só organizar tudo e contar com uma equipe que te oriente.

Por isso, fizemos uma lista para você saber por onde começar a preparar sua tão sonhada viagem de diversão e aprendizado! Confere aí!

  • Tenha um foco para seu intercâmbio

Diferente de uma viagem a lazer, o intercâmbio te oferece uma experiência completa de imersão, já que além dos estudos você também poderá viver o dia a dia com uma família da cidade de acolhimento. Por isso, lembre-se que sempre sobrará tempo para se divertir, ainda mais se o seu roteiro inclui passeios. Então, mantenha o foco em absorver o máximo que puder da língua nativa, já saia do Brasil com algumas metas de aperfeiçoamento do novo idioma!

  • Pesquise sobre o país e cidade de destino

O intercambista precisa estar aberto para viver as novidades, mas é sempre bom já chegar entendendo um pouquinho sobre os costumes locais e outros detalhes. Para evitar qualquer constrangimento, procure saber a forma como se comportam, o que consideram falta de respeito, suas crenças e os últimos acontecimentos no lugar.

Outro fator importante é o clima! Procure referências dos últimos anos e evite errar na hora de fazer as malas ou cometer excessos por não saber o que levar.

  • Comece providenciar a documentação necessária

Não tem como fugir da parte burocrática, então é melhor que você a faça com antecedência.  Procure saber com a agência de intercâmbio quais são os documentos exigidos para viajar, para entrar no país e para se matricular na escola. Tenha tempo hábil para providenciar tudo com calma, pois pode demorar.

  • Conheça pelo menos o básico da língua

Ué, mas intercâmbio não é para aprender o outro idioma? É! Contudo, é essencial que você consiga se comunicar mesmo que com o básico. Você vai precisar para conviver os primeiros dia com sua família e colegas de lá.

Aposte em um curso de idiomas aqui no Brasil para te preparar para as mais variadas situações até que consiga ter segurança e fluência o suficiente para se comunicar naturalmente durante o intercâmbio!

Outras Postagens

 
  R. Cap. Neco, 432 - Centro, Cruzeiro - SP, 12701-350 |  Email: atendimento@speechidiomas.com.br  |  (12) 3144-5562 / Whatsapp: (12) 98222-3802